terça-feira, 25 de novembro de 2008

Helmet - Meantime

Só pra não deixar passar em branco a vinda do Helmet ao Brasil no último final de semana, fica um post pra quem, assim como eu queria ter ido e não teve como.
Pensando em Helmet, a primeira frase que me vem em mente é: "o Helmet é foda!" e é dificil escrever algo diferente disso, mas, não custa tentar.
No início dos anos 90 quando o que dominava os alto-falantes mundo a fora era o grunge de Seattle, surgia para o mundo uma banda de NY, com influências, em parte, semelhantes aos contemporâneos de camisa de lenhador, mas com uma pegada diferente, rotulada por alguns como alternative metal, por outros como post-hardcore (gênero que hoje se entende por um som bem diferente do que o Helmete fazia), mas qualquer rótulo pré definido fica muito vago pra descrever o som deles. O vocalista, guitarrista e "dono" da banda Page Hamilton, vem de uma formação musical Jazzista e isso, mesmo com o estilo mais metal/hc, pode ser sentido em todo som da banda, enfim, como comecei dizendo, não tem jeito melhor de explicar do que dizendo pura e simplesmente: o Helmet é foda!
Deste álbum fica o destaque pro som que fez com que a banda surgisse para o mundo, "unsung", além de obras primas como "ironhead" e "in the meantime". Agora é só baixar!

Rock Gaúcho Além do Rótulo

Bueno, depois de ter falado sobre a Video Hits que pra mim é a melhor banda de rock gaúcho que já existiu (pronto, falei) não seria justo deixar de falar de uma das bandas que mais os influenciou...
A Graforréia Xilarmônica começou em 1987 (eu recém nascendo e os caras já fazendo musica que eu ouço hoje) quase na mesma leva dos Cascavelletes e da TNT. Porém, lá em 1982 Frank Jorge e Marcelo Birck (dois gênios da musica), com seus 17/18 anos, já faziam rock de qualidade na banda que eles eles diziam ser "jovem guardista new wave Arrigo Barnabé" Prisão de Ventre.
A Prisão de Ventre acabou no fim de 1986, mas já em 1987 o irmão do Marcelo, Alexandre, juntou-se ao bando e, dá vontade mutua de fazer rock, surgiu a Graforréia Xilarmônica que, no ano seguinte, lançou sua primeira demo entitulada "Com amor, muito carinho". Cópias dessa fita circularam por Porto Alegre durante sete anos até que um dia a Banguela Discos resolveu produzir o primeiro disco oficial da Graforréia. Coisa de Louco II foi lançado em 1995 e é considerado por muitos um dos melhores cd's brasileiros que já existiu, o azar foi que a Banguela fechou suas portas no mesmo ano, impedindo que a divulgação
do disco fosse a merecida. Com letras debochadas e falando coisas que eles não precisaram dizer para serem entendidas, o disco ainda deixou "sobras" para um segundo "Chapinhas de Ouro" que foi lançado em 1998 pela Brasa Records e teve uma edição limitada.
Enfrentando algumas turbulências, no fim da década de 90 a banda já não tinha a mesma gana de fazer som e, em janeiro de 2000, num show no bar Ocidente a banda anunciou o seu fim. Frank Jorge declarou em entrevista após o termino da banda que "Ela deveria ser conhecida, mas morreu na casca" isso antes de dizer que ficou com "uma grande ressaca" com o fim da banda.
Lamentos à parte, a banda ainda fez alguns shows extra-oficiais ao longo desses anos.
Se você quer conferir O disco da carreira da Graforréia, deixo aqui para download "Coisa de Louco II", gra
nde obra do rock gaucho/nacional/qualquer outro coisa!
Enjoy!

Coisa de Louco II - 1995


01 - Literatura Brasileira

02 - Bagaceiro Chinelão
03 - Você Foi Embora
04 - Tive Teu Nome
05 - Grito de Tarzan
06 - Empregada
07 - Minha Picardia
08 - Patê
09 - Twist
10 - Amigo Punk
11 - Nunca Diga
12 - Hare
13 - Denis
14 - Benga Velha Companheira
15 - Se Arrependimento...
16 - Eu Digo 7
17 - Se Você Não Quis
18 - Rancho

Fountains of Wayne

Nesse post vou ser bem breve, até porque no outro falei muito. Resolvi postar dois CD’s do Fountains of Wayne, utilizando o mesmo jeito que fiz com Mando Diao, o CD que eu considero o melhor da banda e o último. Bem, a banda foi formada no meio dos anos 90 por dois amigos do colégio, Adam Schlesinger e Chris Collingwood, e estão ai até hoje após quatro CD’s, sem ter mudado muito o som e continuando com muita qualidade. É um indie rock americano com lindas melodias e músicas bem trabalhadas, usando vários sons diferentes, mas continuando com um rock simples. Então ta ai, Welcome Interstate Managers (2003) e Traffic and Weather (2007).

55 Escape - Closing In

Conheci essa banda a pouco, deve fazer uns 3 meses. Mas é aquele New Metal bem tradicional, sem muitas frescuras... O 55 Escape trouxe isso de volta, fazia tempos que não escutava assim. Com 1.106 ouvintes no lastfm­ a banda não é tão desconhecida como pensei ser, por não saber muito do 55 Escape dei uma procurada rápida e pelo que vi eles são da Noruega e tambem lá no lastfm em bandas relacionadas, notei uma banda que muito escutei e que eu não lembraria de colocar como relacionado para o 55 Escape, o Allele (porém foi muito preciso, lembra Allele mesmo).
Eu considero o som dos caras New Metal, mas como já falei antes, bem cru e com refrões pra ficarem na cabeça, alguns consideram Crossover... Dai fica de cada um. Desse album, Closing In, não vou destacar nenhuma música por que as músicas são todas meio parecidas (isso é bom e ruim).



55 Escape - Closing In - 2007

01. Forever
02. Liez
03. My Side
04. Step Back
05. Wake Up
06. Inside
07. Like Shit
08. Spoken
09. Cry
10. Another Me
11. Burn
12. Denied


Download AQUI!