sexta-feira, 22 de abril de 2011

Raphael Saadiq



No meu primeiro post no Faixa vou apresentar o músico, produtor musical, produtor executivo, cantor e compositor do neo soul, Raphael Saadiq.

No início de sua carreira fazia parte de um grupo de soul e Rn'B chamado Tony! Toni! Toné!, mas em sua carreira solo é que Raphael conquistou espaço e reconhecimento no hip-hop, Rn'B e soul dos anos 90. Tem em sua bagagem participações com grandes nomes do rap old school como Q-Tip, D'Angelo, Jay-Z entre outros.
Como produtor, Saadiq produziu albuns de Joss Stone, D'Angelo, TLC, Mary J. Blidge e John Legend. Ele e D'Angelo também participavam ocasionalmente de um grupo de "beatmakers" intitulado The Ummah, que contavam com ninguém menos que Q-Tip, Ali Shaheed Muhammad (ambos rappers do grupo A Tribe Called Quest) e, talvez o mais influente produtor de rap dos anos 90, J Dilla. Com a The Ummah eles produziram beats para Busta Rhymes, Whitney Houston, Keith Murray, The Brand New Heavies, Janet Jackson e Jon B.

Acham pouco? Então não para por ai.

Raphael Saadiq já foi indicado 12 vezes ao Grammy, 2 vezes por melhor album. Ganhou apenas em 2003 o prêmio de Melhor Canção Rn'B com a música Love of My Life (An Ode to Hip-Hop), música que foi escrita por Saadiq e mais outros compositores e cantada pela Erikah Badu e Common, que também é soundtrack do filme Brown Sugar de 2002.

Saadiq também é dono de dois selos: Pookie Entertainment e Velma Records.

Em 2008 lançou o album The Way I See It que conta com participações de Joss Stone, Stevie Wonder, The Infamous Young Spodie n' The Rebirth Brass Band e Rocio Mendoza.

Disponibilizo aqui o album All the Hits at the House of Blues, disco duplo de 2003, que na minha opinião é o melhor album dele: DOWNLOAD AQUI

e um clipe, pra mim, um dos mais fodas que vi ultimamente, cuja música é de seu último album: Raphael Saadiq - Good Man