Bom, seria uma heresia eu não fazer o meu primeiro post sobre o Bad Religion, uma das melhores bandas de punk rock de todos os tempos (na minha humilde opinião) que ainda estão
Besteiras à parte, agora um pouquinho da história da banda, bem resumidinho, pra não ficar chato. Pra quem não conhece, o Bad Religion é uma banda de punk rock norte-americana, mais precisamente de Los Angeles, CA. Formada em 1980, suas influências são as primeiras bandas de punk rock, tais como: Black Flag, Ramones, The Clash e Misfits. Ainda falando em influência, diversas bandas de punk rock/hardcore tem como musa inspiradora, o Bad Religion, entre elas estão: Pennywise, NOFX, No Use For a Name, Pulley, e Bambix. O som da banda é caracterizado pelas letras bastante politizadas e pelo uso freqüente de metáforas. Ainda, na primeira fase (de 1980 até 1983), o punk rock cru e bem sujo era a marca registrada da banda. Já na segunda fase (1986 até 1992) o som se tornou um pouco mais suave, solos de guitarra, backing vocals harmoniosos e o que é surpreendente para uma banda de punk rock, bastante melodia. Talvez eles sejam os precursores do “punk rock melódico”, um subgênero do punk rock, bastante difundido e “imitado” no início dos anos noventa. Pode ser creditado a eles também o (re)nascimento do “punk rock californiano”. Depois dessa “segunda fase, não sei se por assinarem com uma grande gravadora, ou não, o som deles mudou um pouquinho, a “sujeira” foi ficando cada vez menos evidente, e muitos dos fãs acusavam a banda de ser “vendida”, entre outros adjetivos... Depois dessa “época ruim”, em 2004 eles lançam o disco The Empires Strikes First, prometendo “voltar às origens”. Disco lançado, e promessa quase cumprida (pois o disco é bom, punk rock de verdade, mas não volta às origens, como prometido), de lá para cá, eles lançaram mais um disco, The New Maps of Hell, também muito bom, mas a “volta às origens” ficou só na promessa.
Assim sendo, disponibilizo para download dois discos que marcam as duas melhores fases da banda. O disco 80-85 é uma compilação, com músicas dos três primeiros discos da banda, ótimo para conhecer as origens. O outro disco intitulado No Control, marca a segunda fase, onde a sujeira e a melodia caminham harmoniosamente e na minha opinião é a melhor fase da banda. Bora lá baixar que os dois discos são bons pra caralho!
80-85