domingo, 1 de maio de 2011

J. ROCC


Jason Jackson, conhecido como J.Rocc é um DJ "turntablist" californiano que atualmente pertence a gravadora Stones Throw. Começou sua carreira nas píck-ups nos anos 80 participando de um grupo intitulado de PSK. Em 1992, juntamente com Melo-D e Rhettmatic, fundou a crew de Dj's The World Famous Beat Junkies, que era especializada em Turntables e, por sua grande qualidade, ganhou diversos concursos de DJ's, como DMC, Supermen e competições da Federação Internacional de Turntablists. A Beat Junkies foi tão importante dentro do hip-hop americano que influenciou diretamente artistas como Jurassic 5, The Visionaries, The Likwit Junkies with Defari, Phil Da Agony, Cypress Hill, Invisibl Skratch Piklz, Dilated Peoples, and Peanut Butter Wolf.

Além dos Beat Junkies, J.Rocc é o Dj do rapper Madlib e foi o terceiro elemento do grupo Jaylib (J Dilla e Madlib) até o falecimento de J Dilla. J. Rocc é famoso pelo uso do groove funk em suas mixtapes. Por exemplo, nessa mixtape que disponibilizo para dowload J. Rocc for Supreme Take 2, J.Rocc usa samples até mesmo de Beth Carvalho, Michael Jackson e outros icones, misturando a batidas de funk. Vale a pena conferir.
Deixo alguns videos dele e o download do album.

J.Rocc fala sobre o Brazilintime, um documentário sobre a vinda de Dj´s americanos ao Brasil, fazendo Jam Sessions com bateristas brasileiros remanescentes do funk dos anos 70, 80 (Em breve posto o documentário aqui)

Como eu to realmente fissurado em estudar esses djs do background da musica negra, deixo o link de um documentario muito foda de 15min, que foi o antecessor do Brazilintime, o "Keepintime: Talking About Drums and Whispering Vinyl", onde os bateristas mais sampleados do funk norte-americano se reúnem com os Dj's que hoje os sampleiam, e J.Rocc é um deles.