terça-feira, 9 de junho de 2009

Rilo Kiley

Das bandas que eu sou fã assumido e de carteirinha, já marcaram presença no Faixa Desconhecida algumas como Death Cab e Pin Ups, outras como Pavement e Modest Mouse ainda marcarão e hoje o Rilo Kiley marca.
Falar sobre uma banda que temos muito apego é realmente difícil. O Rilo Kiley, com certeza, se encontra no meu Top 3 de bandas, mas tudo bem, vamos tentar.

Sobre o som:
Foge do básico, mostra um indie com uma mistura de musica californiana e folk. Sons divertidos e animados na voz aveludada da frontwoman Jenny Lewis que, além de cantar, toca guitarra, baixo e teclado em algumas musicas.

Sobre a tragetória:
Jenny Lewis (uma das mulheres mais legais do mundo) e Blake Sennett eram atores na adolescência e, por conviverem no mesmo meio, acabaram por se conhecer no meio da década de 90, em Los Angeles, onde moravam. Um certo dia em 98, os dois resolveram montar uma banda e, pra isso, chamaram para juntar-se à eles Pierre de Reeder e Dave Rock (mais tarde substituído por Jason Boesel).
Um ano passou e o Rilo Kiley havia lançado seu primeiro álbum, The Initial Friends, tendo a distribuição feita por eles mesmos, conquistando, assim, a cena Indie/Alternativa californiana por completo, tendo, inclusive, duas musicas desse disco incluídas na trilha sonora do filme Desert Blue.
Com uma base de fãs já formada, não demorou muito para que a Barsuk records (um dos selos independentes mais importantes dos EUA) os descobrisse. Um contrato para um álbum foi assinado e foi cumprido de maneira exemplar, o disco feito foi Take Offs & Landings, na minha opinião, o melhor da banda, contendo as musicas que melhor definem a minha visão desse quarteto.
Um ano depois, um novo contrato, uma nova gravadora e um novo disco. The Execution Of All Things foi lançado em 2002 pela Sadle Creek e é considerado por muitos o melhor cd dá banda.
Algumas diferenças entre a banda e a gravador fizeram com que o próximo disco fosse lançado por eles mesmos novamente, mas desta vez assumiram um nome para um selo próprio, "Brute/Beaute records". A aceitação do disco foi tamanha que teve a distribuição feita pela Warner, a qual os contratou para seu major selo para lançar o disco Under The Black Light em 2007.

Minha opinião:
A banda chega perto da perfeição. (sem medo de usar essas palavras)

Os álbuns que lhes ofereço hoje são o Take Offs & Landings e o The Execution Of All Things. O meu favorito e o favorito da crítica e da maioria dos fãs. Tirem suas dúvidas e...
Enjoy!

Take Offs & Landings - 2001

01 - Go Ahead
02 - Science Vs. Romance
03 - Wires and Waves
04 - Pictures Of Success
05 - August
06 - Bulletproof
07 - Plane Crash In C
08 - Variations On A Theme (Science Vs. Romance)
09 - Small Figures In A Vast Expanse
10 - Don't Deconstruct
11 - Always
12 - We'll Never Sleep
13 - Rest Of My Life
14 - Variations On A Theme (Plane Crash In C)
15 - Salute My Shorts


The Execution Of All Things - 2002

01 - The Good That Won't Come Out
02 - Paints Peeling
03 - The Execution Of All Things
04 - So Long
05 - Capturing Moods
06 - A Better Son/Doughter
07 - Hail To Whatever You Found In The Sunlight That Surround
08 - My Slumbering Heart
09 - Three Hopeful Thoughts
10 - With Arms Outstretched
11 - Spectacular Views