terça-feira, 2 de junho de 2009

Hey!

Buenas, amigos. Estava eu aqui revisando o blog quando percebi: Como assim não tem Pixies neste blog?
Lá em Novembro do ano passado eu postei Breeders, mas, para dar o devido destaque que a Kim Deal (baixista do Pixies e frontwoman do Breeders) merece, não quis me aprofundar muito no Pixies naquele post.
Para que nenhuma injustiça seja cometida, este post é dedicado somente ao Pixies (sem favorecer a Kim). Em 1986 Charlie Thompson (hoje em dia conhecido como Black Francis), ainda um estudante de antropologia da University Of Massachusetts Amhert, teve a brilhante idéia de, junto com seu colega de quarto e guitarrista solo Joey Santiago, montar uma banda e, para isso, colocaram um anuncio no jornal para uma audiência para baixista. A única pessoa a responder ao anuncio foi Kim Deal, afinal de contas era um pouco exigente: Uma baixista mulher que tivesse influências de folk e hardcore estilo Hüsker Dü.
Ainda faltava algo, um baterista. Kelley Deal, irmã de Kim (membro do Breeders) se ofereceu ao cargo, mas eles viram que não daria certo, foi quando o marido de Kim lembrou-a que ele conhecia um baterista, David Lovering. Um ensaio de meia hora e voilà, a única formação do Pixies estava feita. (O nome Pixies foi escolhido aleatóriamente por Joey é algo como um elfo pequeno e mau.)
No verão daquele ano (1986) o Pixies fez seu primeiro show entitulado "Possibly the worst gig in the history of rock" onde eles tocaram versões de musicas como Here Comes Your Man e Dig Fire. O show fez relativo sucesso assim como os seguintes da banda, até que em 1988, tocando num show com o Throwing Muses (outra grande banda que aparacerá por aqui em breve) o produtor musical Gary Smith os encontrou no backstage e simplesmente lhes disse: Eu não vou dormir até que vocês sejam famosos no mundo inteiro! Eu diria que foi um ótimo trabalho do Gary, afinal eu, aqui no interior do Rio Grande do Sul, conheço, admiro e respeito muito o trabalho do Pixies.
Naquele ano então o Pixies lançou seu primeiro disco, o Surfer Rosa que foi por muitos considerado o álbum do ano conquistando fãs ilustres como Kurt Cobain que chegou a declarar que Smells Like Teen Spirit foi uma tentativa de copiar o Pixes e também que o Pixies é o Pop perfeito (coisa pouca, hein).
Após fazerem uma turnê bem sucedida, o quarteto volta pra Boston para, em 1989, gravar sua obra prima, o disco Doolittle.
Na minha humilde opinião, diria que o Doolittle é um dos 10 melhores álbuns de todos os tempos, mas como apenas isto pode não bastar, a Rolling Stone também classificou-o como um dos melhores álbuns de todos os tempos e a NME nomeou Doolittle como o segundo maior álbum de todos os tempos. O disco teve lançamento mundial e rendeu à banda disco de ouro, além de muitos fãs, shows lotados e um hit das rádios mundiais (Here Comes Your Man). Eu diria que eles conseguiram expremer cada gota de genialidade encontrada neles para fazer esta verdadeira obra de arte.
Foi a partir daí, no auge da fama, que o Pixies começou a se desmantelar.
O álbum seguinte, Bossanova, foi lançado em meio à brigas, discussões e disputa de egos entre Black Francis e Kim Deal e ainda assim chegou ao 3º lugar das paradas britânicas.
Em 1991, já com um grande publico e tocando com bandas como U2, o ultimo trabalho do Pixies, Trompe Le Monde, foi lançado, na mesma época da explosão das bandas grunge e alternativas como Nirvana, Smashing Pumpkins e Pearl Jam (sendo muitas inspiradas pelo Pixies). Uma turnê ainda foi feita para divulgar esse disco, mas em 1992, em uma entrevista à uma rádio, Black Francis, sem antes conversar com os membros da banda, anunciou o fim do Pixies. Todos ficaram sem entender por um tempo, mas depois perceberam que era sério e seguiram suas vidas. Joey trabalhando como produtor de vídeos e fazendo shows com sua esposa, Kim reatando o Breeders, David se lançando no mundo da mágica e Francis lançando discos solo.
Quando tudo já estava calmo, em 2004, Francis resolveu reunir a banda para uma turnê e quem sabe um novo disco ou uma volta definitiva, a turnê passou pela América (do norte e do sul) e por boa parte da Europa, tendo todos os show com lotação esgotada, mas ao final da turnê, os mesmos problemas que fizeram a banda se dissolver da primeira vez, a fizeram de novo. Um documentário sobre a turnê foi lançado em 2006, ele leva o nome de loudQUIETloud: A film about the Pixies e foi dirigido por Steven Cantor e Mathew Galkin.
Desde então, até Abril deste ano, nenhuma notícia da banda tinha sido lançada até quando eles anunciaram que todos os discos serão relançados junto com um DVD em uma compilação que se chamará Minotaur.
Well, acho que já me estendi demais, mas quando se fala de Pixies é difícil usar poucas palavras. Obviamente o disco que lhes ofereço hoje é o Doolittle, a obra prima da banda e disco que contem minhas musicas favoritas "Hey" e "Monkey Gone To Heaven".
Enjoy.

Doolittle - 1989

01 - Debaser
02 - Tame
03 - Wave Of Mutilation
04 - I Bleed
05 - Here Comes Your Man
06 - Dead
07 - Monkey Gone To Heaven
08 - Mr. Grieves
09 - Crackity Jones
10 - La La Love You
11 - Nº 13 Baby
12 - There Goes My Gun
13 - Hey
14 - Silver
15 - Gounge Away