sexta-feira, 29 de maio de 2009

Bad Religion

Antes de qualquer coisa, acho que seria muita falta de educação da minha parte não me apresentar, já que hoje é minha estréia aqui no blog e muitos de vocês ainda não me conhecem. Olá, eu sou o Bui, o mais novo colaborador desconhecido (sem parênteses no "des" mesmo). A partir de hoje, estarei "contribuindo" (ou destruindo, depende do ponto de vista) com a (ainda) pequena discografia que esse blog nos disponibiliza. Apresentações já feitas, chega de blábláblá e vamos ao que interessa, até porque, como diz um velho ditado popular, punk rock e canja de galinha não faz mal à ninguém!

Bom, seria uma heresia eu não fazer o meu primeiro post sobre o Bad Religion, uma das melhores bandas de punk rock de todos os tempos (na minha humilde opinião) que ainda estão em atividade. Além do mais, o Bad Religion é uma das minhas bandas favoritas (talvez a favorita mesmo). Desde os meus treze anos (e olha que isso já faz bastante tempo) eu acompanho a banda, foi amor à primeira ouvida mesmo e de lá para cá, vivemos momentos muito felizes juntos.

Besteiras à parte, agora um pouquinho da história da banda, bem resumidinho, pra não ficar chato. Pra quem não conhece, o Bad Religion é uma banda de punk rock norte-americana, mais precisamente de Los Angeles, CA. Formada em 1980, suas influências são as primeiras bandas de punk rock, tais como: Black Flag, Ramones, The Clash e Misfits. Ainda falando em influência, diversas bandas de punk rock/hardcore tem como musa inspiradora, o Bad Religion, entre elas estão: Pennywise, NOFX, No Use For a Name, Pulley, e Bambix. O som da banda é caracterizado pelas letras bastante politizadas e pelo uso freqüente de metáforas. Ainda, na primeira fase (de 1980 até 1983), o punk rock cru e bem sujo era a marca registrada da banda. Já na segunda fase (1986 até 1992) o som se tornou um pouco mais suave, solos de guitarra, backing vocals harmoniosos e o que é surpreendente para uma banda de punk rock, bastante melodia. Talvez eles sejam os precursores do “punk rock melódico”, um subgênero do punk rock, bastante difundido e “imitado” no início dos anos noventa. Pode ser creditado a eles também o (re)nascimento do “punk rock californiano”. Depois dessa “segunda fase, não sei se por assinarem com uma grande gravadora, ou não, o som deles mudou um pouquinho, a “sujeira” foi ficando cada vez menos evidente, e muitos dos fãs acusavam a banda de ser “vendida”, entre outros adjetivos... Depois dessa “época ruim”, em 2004 eles lançam o disco The Empires Strikes First, prometendo “voltar às origens”. Disco lançado, e promessa quase cumprida (pois o disco é bom, punk rock de verdade, mas não volta às origens, como prometido), de lá para cá, eles lançaram mais um disco, The New Maps of Hell, também muito bom, mas a “volta às origens” ficou só na promessa.

Assim sendo, disponibilizo para download dois discos que marcam as duas melhores fases da banda. O disco 80-85 é uma compilação, com músicas dos três primeiros discos da banda, ótimo para conhecer as origens. O outro disco intitulado No Control, marca a segunda fase, onde a sujeira e a melodia caminham harmoniosamente e na minha opinião é a melhor fase da banda. Bora lá baixar que os dois discos são bons pra caralho!



80-85


11 comentários:

Nic Hck disse...

grande "aquisição" pro blog, mais um pra postar Punk/HC!!!!

mas, sobre o post, na minha opinião é bom separar um pouco, visto que, na origem do hardcore, sentia-se um pouco a necessidade de ir além do que o punk já tinha sido, e nessa leva que surgiu o BR, tanto por fazer um som mais "extremo" do que faziam os punks, como por abordar de forma mais clara e objetiva os assuntos abordados pelo punk rock.

(Salvador) disse...

Grande estréia!

LUANA disse...

Bad Religion me lembra o carinha no show do Dead Fish

Bui disse...

Nic, concordo contigo plenamente, só não entendi muito bem o "separar um pouco". Separar o que?

Abraços!

Nic Hck disse...

o punk rock do hardcore

Bui disse...

Ah, sim, sim! Mas não foi minha intenção, eu coloquei "bandas de punk rock/hardcore" pois algumas que citei são de punk rock e outras de hardcore (isso no meu entendimento do que é hardcore e do que é punk rock). Seria mais certo eu escrever "bandas de punk rock e de hardcore.

:)

Dornelles disse...

Luana, NÃO É ASSIM! NÃO É ASSIM!!!!!!!!!!!!

Dornelles disse...

e ah, bem vindo brow! :D

Bui disse...

Valeu véio!

:)

LUANA disse...

IUHAEIUAHAEIUAHUIAH NÃO É ASSIM DORNELLES, mas não era desse cara que eu tava falando.. e sim do outro que tinha uma banda que tocava Bad Religion em Santa Maria..

e tinha esquecido, Bem vindo Bui :)))

Bui disse...

Valeu Lua!


:)