O The Dave Brubeck Quartet foi formado em 1951 pelo pianista Dave Brubeck. Em sua formação mais clássica contou com Brubeck (piano), Joe Morello (Bateria), Gene Wright (Contrabaixo) e Paul Desmond (Sax).
E é impossível falar de Dave Brubeck sem falar no disco "Time Out", de 1959.
"Time Out" é um dos discos de jazz mais conhecidos da história e também um dos mais interessantes para quem começar a se aventurar no fantástico mundo do jazz. Já perdi a conta de quantas vezes dei de presente para amigos. É um dos meu preferidos.
Concebido como um experimento composto com base em assinaturas de tempo incomuns para o jazz da época, que era composto em 4/4, com "time out" Brubeck quebrou esse padrão. O mais curioso é que à época a editora não se econtrava segura para editar o disco no mercado. Mesmo assim foi o primeiro disco de jazz a ultrapassar um milhão de cópias vendidas.
Composta por Dave e Paul Desmond, a irreverente "Take Five" é a jóia do disco, sendo considerada um ícone de inovação para a época. Quando foi lançada ia contra todas as recomendações das gravadoras para se obter um hit de sucesso. O tema representa a fuga do lugar comum, singularidade e um grandioso trabalho em equipe.
Além de "Take Five" temos a fantástica "Blue Rondo a la Turk" em 9/8, o swing sofisticado da canção "Everybody's Jumpin'" e a radiante "Three to Get Ready", que oscila entre 3/4 e 4/4 e me traz a imagem do mais feliz dos jazzes.
"Time Out" é um álbum que transcendeu e ainda transcende barreiras musicais com suas métricas irreverentes. O jogo entre o sax de Desmond e o piano de Brubeck torna este disco fabuloso e inesquecível. Uma obra-prima do jazz. Baixe Já.
1 - Blue Rondo a la Turk
2 - Strange Meadow Lark
3 - Take Five
4 - Three to Get Ready
5 - Kathy's Walts
6 - Everybody's JUmpin'
7 - Pick Up Sticks
Download (Media Fire)
-
E não esqueça:
4 comentários:
oba, carne nova no faixa! :D bem vindo brow abraço!
Baixando. õ/
Bem vindo, Nóia!
Yeah!
Postar um comentário