quinta-feira, 5 de maio de 2011

Les Primitifs du Futur - Tribal Musette

Eita! Que desleixo da minha parte! Vagabundagem malemolente!
Hoje fazem exatamente cinco meses que fiz o meu primeiro post aqui no faixa. Depois disso, desapareci. Justificativas à parte, é um ótimo momento indicar um cd numa linha mais world music! Este disco conheci em 2008, ano de nascimento do faixa, mas apenas agora escutei-o com verdadeiro afinco e atenção merecida. Parte dessa atenção veio do trabalho que tenho desenvolvido junto ao Grupo Tholl! O circo está se tornando uno comigo! Estou em uma ótima fase da vida e curtindo muito essa coisa toda. A arte novamente bateu à minha porta pedindo uma chance. E está me recompensando por isso!

O disco ao qual me refiro é o Tribal Musette, dos franceses do Les Primitifs du Futur. Esse álbum me foi apresentado por um amigo e, já na época da primeira audição, me causou enorme surpresa e frissón! Mas apenas agora pude ver as verdadeiras nuances deste trabalho! E digo sem dúvida nenhuma que foi uma das melhores surpresas que tive nos últimos anos.

O som dos primitivos do futuro é aquele som que, literalmente, nos leva a outros lugares através de uma viagem musical sem precedentes. As influências são muitas e das mais variadas, mas prevalecem o jazz, a música tradicional francesa, valsa, swing, blues e musette! É um grupo que tem uma identidade muito própria.

Robert Crumb
Não bastasse essa identidade própria ainda temos mais um elemento de charme acrescentado: Quem desenha as capas dos discos do grupo é nada mais nada menos que o mestre Robert Crumb, criador de diversos personagens famosos como "Fritz, the cat", "Mr. Natural" e "Shuman, the human", que de vez quando dá uma palhinha de banjo no grupo.

Les Primififs du Futur é formado por Dominique Cravic, Fay Lovsky, Daniel Pescada, Daniel Huck, Jean-Michel Davis, Jean-Philippe Viret e Bertrand Auger, além é claro de Robert Crumb.

Baixe, coloque o fone, feche os olhos e embarque em uma viagem onde o limite é a imaginação.

Até a próxima!

01. La valse hindoue
02. Sur le toit/Ramona
03. Dalinette
04. Je cherche après Titine
05. Ton manteau gris
06. La grande truanderie, ballade
07. Canal Saint-Martin
08. Syldave ou Bordure ?
09. Ivresses
10. Nous sommes seul(e)s
11. Mon idéal
12. Ménage à trois, spooky scat
13. Mingus Viseur, esquisse
14. Syldave et Bordure !
15. La dernière rumba de Django
16. Les Anges de San Antonio

Download (Megaupload)

Nenhum comentário: